Educação de Qualidade
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.
Metas
Indicadores
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Vamos agora avaliar o desempenho do objetivo 4 da Agenda 2030 no município de Tomé-Açu, comparando-o com os indicadores de sua região e do Estado do Pará. Esta análise é de suma importância para posicionar de forma precisa e específica o progresso do município em relação ao cumprimento do objetivo 4 – Educação de Qualidade da Agenda 2030, tanto em sua área geográfica mais ampla quanto em nível estadual.
Pará e regiões de integração
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A transparência e o monitoramento contínuo são pilares importantes no caminho para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas. Portanto, a análise da situação e da trajetória das metas relacionadas à Educação de Qualidade é uma ferramenta valiosa para promover melhorias substanciais na área educacional, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida de todos os cidadãos envolvidos O objetivo 4 de Educação de Qualidade possui 7 meta(s) monitorada(s) atualmente na Plataforma ODS-PA. A seguir é apresentada a situação atual da meta acompanhada da trajetória ao longo do tempo dos indicadores para o município de Tomé-Açu, sua Região de Integração e Estado do Pará.
6 Indicadores
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Tomé-Açu
Valor
Meta
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da primeira fase do Ensino Fundamental (anos inciais), em escolas da rede pública. Mensura o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação. Essas duas dimensões refletem problemas estruturais da educação básica brasileira, que precisam ser aprimoradas para a melhoria da qualidade educacional do país. A meta estipulada neste indicador, levou em consideração um patamar mínimo de qualidade educacional a ser alcançado por cada Unidade Federativa até o fim da agenda 2030.
Fonte: Ideb, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
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Tomé-Açu
Valor
Meta
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da segunda fase do Ensino Fundamental (anos finais), em escolas da rede pública. Mensura o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação. Essas duas dimensões refletem problemas estruturais da educação básica brasileira, que precisam ser aprimoradas para a melhoria da qualidade educacional do país. A meta estipulada neste indicador, levou em consideração um patamar mínimo de qualidade educacional a ser alcançado por cada Unidade Federativa até o fim da agenda 2030.
Fonte: Ideb, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
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Tomé-Açu
Valor
Meta
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Médio, em escolas da rede pública. Mensura o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação. Essas duas dimensões refletem problemas estruturais da educação básica brasileira, que precisam ser aprimoradas para a melhoria da qualidade educacional do país. A meta estipulada neste indicador, levou em consideração um patamar mínimo de qualidade educacional a ser alcançado por cada Unidade Federativa até o fim da agenda 2030.
Fonte: Ideb, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
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Tomé-Açu
Valor
Meta
Razão entre o número de alunos aprovados em anos do Ensino Fundamental I e o total de matriculados no mesmo nível de ensino. Foram considerados apenas os matriculados em escolas da rede pública, municipal, estadual ou federal. Quanto mais próximo de 100% for este indicador, menor é a retenção de alunos no nível de ensino considerado.
Fonte: Indicadores da Educação Básica, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
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Tomé-Açu
Valor
Meta
Razão entre o número de alunos aprovados em anos do Ensino Fundamental II e o total de matriculados no mesmo nível de ensino. Foram considerados apenas os matriculados em escolas da rede pública, municipal, estadual ou federal. Quanto mais próximo de 100% for este indicador, menor é a retenção de alunos no nível de ensino considerado.
Fonte: Indicadores da Educação Básica, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
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Tomé-Açu
Valor
Meta
Fonte: Indicadores da Educação Básica, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
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1 indicador
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Tomé-Açu
Valor
Meta
Fonte: Indicadores da Educação Básica, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); Estimativas da População, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
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2 Indicador
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Tomé-Açu
Valor
Meta
Fonte: Censo da Educação Superior, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); Estimativas da População, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
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