Monitor ODS PARÁ

ODS 4 - Educação de Qualidade

Resultado do município de Tomé-Açu

Objetivo

Educação de Qualidade

Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.

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Metas

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Indicadores

No Data Found

Comparativo

Vamos agora avaliar o desempenho do objetivo 4 da Agenda 2030 no município de Tomé-Açu, comparando-o com os indicadores de sua região e do Estado do Pará. Esta análise é de suma importância para posicionar de forma precisa e específica o progresso do município em relação ao cumprimento do objetivo 4 – Educação de Qualidade da Agenda 2030, tanto em sua área geográfica mais ampla quanto em nível estadual.

Posição de Tomé-Açu

Pará e regiões de integração

No Data Found

Metas

A transparência e o monitoramento contínuo são pilares importantes no caminho para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas. Portanto, a análise da situação e da trajetória das metas relacionadas à Educação de Qualidade é uma ferramenta valiosa para promover melhorias substanciais na área educacional, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida de todos os cidadãos envolvidos O objetivo 4 de Educação de Qualidade possui 7 meta(s) monitorada(s) atualmente na Plataforma ODS-PA. A seguir é apresentada a situação atual da meta acompanhada da trajetória ao longo do tempo dos indicadores para o município de Tomé-Açu, sua Região de Integração e Estado do Pará.

Meta 1 - Conclusão da Educação Básica

6 Indicadores

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Essa meta é um pilar fundamental dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas e reflete nosso compromisso global com a educação inclusiva e de qualidade para todos. Garantir que todas as crianças e adolescentes tenham acesso a uma educação completa e eficaz é essencial para promover a igualdade, erradicar a pobreza e construir um futuro sustentável.
Indicador 1 - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ensino Fundamental I

Tomé-Açu

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Valor

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Meta

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da primeira fase do Ensino Fundamental (anos inciais), em escolas da rede pública. Mensura o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação. Essas duas dimensões refletem problemas estruturais da educação básica brasileira, que precisam ser aprimoradas para a melhoria da qualidade educacional do país. A meta estipulada neste indicador, levou em consideração um patamar mínimo de qualidade educacional a ser alcançado por cada Unidade Federativa até o fim da agenda 2030.

Fonte: Ideb, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

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Indicador 2 - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ensino Fundamental II

Tomé-Açu

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Valor

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Meta

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da segunda fase do Ensino Fundamental (anos finais), em escolas da rede pública. Mensura o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação. Essas duas dimensões refletem problemas estruturais da educação básica brasileira, que precisam ser aprimoradas para a melhoria da qualidade educacional do país. A meta estipulada neste indicador, levou em consideração um patamar mínimo de qualidade educacional a ser alcançado por cada Unidade Federativa até o fim da agenda 2030.

Fonte: Ideb, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

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Indicador 3 - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ensino Médio

Tomé-Açu

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Valor

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Meta

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Médio, em escolas da rede pública. Mensura o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação. Essas duas dimensões refletem problemas estruturais da educação básica brasileira, que precisam ser aprimoradas para a melhoria da qualidade educacional do país. A meta estipulada neste indicador, levou em consideração um patamar mínimo de qualidade educacional a ser alcançado por cada Unidade Federativa até o fim da agenda 2030.

Fonte: Ideb, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

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Indicador 4 - Taxa de aprovação no Ensino Fundamental I da rede Pública

Tomé-Açu

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Valor

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Meta

Razão entre o número de alunos aprovados em anos do Ensino Fundamental I e o total de matriculados no mesmo nível de ensino. Foram considerados apenas os matriculados em escolas da rede pública, municipal, estadual ou federal. Quanto mais próximo de 100% for este indicador, menor é a retenção de alunos no nível de ensino considerado.

Fonte: Indicadores da Educação Básica, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

No Data Found

Indicador 5 - Taxa de aprovação no Ensino Fundamental II da rede Pública

Tomé-Açu

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Valor

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Meta

Razão entre o número de alunos aprovados em anos do Ensino Fundamental II e o total de matriculados no mesmo nível de ensino. Foram considerados apenas os matriculados em escolas da rede pública, municipal, estadual ou federal. Quanto mais próximo de 100% for este indicador, menor é a retenção de alunos no nível de ensino considerado.

Fonte: Indicadores da Educação Básica, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

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Indicador 6 - Taxa de aprovação no Ensino Médio da rede Pública

Tomé-Açu

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Valor

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Meta

Razão entre o número de alunos aprovados em anos do Ensino Médio e o total de matriculados no mesmo nível de ensino. Foram considerados apenas os matriculados em escolas da rede pública, municipal, estadual ou federal. Quanto mais próximo de 100% for este indicador, menor é a retenção de alunos no nível de ensino considerado.

Fonte: Indicadores da Educação Básica, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

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Meta 2 - Acesso à Educação Básica

1 indicador

No Data Found

Alcançar essa meta até 2030 requer um compromisso coletivo de governos, comunidades, famílias e organizações da sociedade civil. É necessário investir em infraestrutura educacional, capacitação de professores e sensibilização sobre a importância da primeira infância e da educação pré-escolar. Garantir que todas as crianças tenham igualdade de acesso a essas oportunidades é um passo crucial em direção a um futuro mais inclusivo e sustentável.
Indicador 1 - Oferta de vagas no ensino público formal por mil habitantes

Tomé-Açu

0

Valor

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Meta

Razão entre o número de matrículas no ensino público formal (Pré-Escola, Fundamental I, Fundamental II e Médio) e a população em 1000 habitantes. Foram considerados apenas os matriculados em escolas da rede pública, municipal, estadual ou federal. A população, em habitantes, foi obtida das projeções de população do IBGE e transformada em 100 mil habitantes.

Fonte: Indicadores da Educação Básica, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); Estimativas da População, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

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Meta 3 - Acesso à educação técnica, profissional e superior

2 Indicador

No Data Found

Em resumo, a meta de assegurar a igualdade de acesso à educação técnica, profissional e superior de qualidade, incluindo universidades públicas, a preços acessíveis, até 2030, é um passo importante em direção a uma sociedade mais justa, igualitária e próspera. Ela enfatiza a importância de investir na educação como um meio de empoderar pessoas e promover o desenvolvimento sustentável.
Indicador 1 - Oferta de vagas no ensino superior por mil habitantes

Tomé-Açu

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Valor

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Meta

Razão entre o número de matrículas no ensino superior (rede pública e privada), independentemente da modalidade (Presencial, A Distância) e grau acadêmico (Bacharelado, Licenciatura e Tecnológico) e a população em 1000 habitantes. A população, em habitantes, foi obtida das projeções de população do IBGE e transformada em 100 mil habitantes.

Fonte: Censo da Educação Superior, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); Estimativas da População, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

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