Monitor ODS PARÁ 2023

objetivo

ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis

Resultado do município de Primavera

Objetivo

Cidades e Comunidades Sustentáveis

Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

0

Metas

0

Indicadores

No Data Found

Comparativo

Vamos agora avaliar o desempenho do objetivo 11 da Agenda 2030 no município de Primavera, comparando-o com os indicadores de sua região e do Estado do Pará. Esta análise é de suma importância para posicionar de forma precisa e específica o progresso do município em relação ao cumprimento do objetivo 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis da Agenda 2030, tanto em sua área geográfica mais ampla quanto em nível estadual.

Posição de Primavera

Pará e regiões de integração

No Data Found

Metas

O objetivo 11 de Cidades e Comunidades Sustentáveis visa promover a criação de cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Ele é composto por diversas metas, e atualmente, na Plataforma ODS-PA, estão sendo monitoradas duas delas. A seguir, apresento a situação atual dessas metas e a trajetória ao longo do tempo dos indicadores para o município de Primavera, sua Região de Integração e o Estado do Pará.

Meta 1 - Proteção ao patrimônio cultural

1 Indicador

No Data Found

O objetivo 11 de Cidades e Comunidades Sustentáveis tem como foco o fortalecimento dos esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural. Isso inclui a preservação de monumentos, sítios históricos, tradições culturais e outras manifestações que enriquecem a identidade das comunidades e cidades.

Indicador 1 - Despesa pública municipal per capita com cultura e gestão ambiental

Primavera

0

%

Valor

0

%

Meta

Razão entre a despesa pública real municipal (em R$) com cultura e gestão ambiental e o total de habitantes. Para este indicador foram consideradas apenas as despesas pagas, não se considerando, portanto, despesas empenhadas e previstas. A população, em habitantes, foi obtida das projeções de população do IBGE. Foi considerado o IPCA como o indexador de correção monetária da série de salários.

Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Ministério da Economia (ME); Índices e Estimativas da População, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

No Data Found

Meta 2 - Impacto ambiental das cidades

1 indicador

No Data Found

Esta meta tem como objetivo central a redução do impacto ambiental negativo por habitante nas cidades, com foco especial na qualidade do ar e na gestão de resíduos sólidos. A qualidade do ambiente urbano é essencial para a saúde e o bem-estar das pessoas, bem como para a sustentabilidade das cidades.

Indicador 1 - Percentual da população urbana com coleta de lixo

Primavera

0

Valor

0

Meta

Percentual da população residente na zona urbana atendida pelo serviço de coleta domiciliar direta (porta a porta) de resíduos sólidos.

Fonte: Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS), Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR)

No Data Found

Meta 3 - Acesso a telefonia móvel

1 indicador

No Data Found

A telefonia móvel não apenas conecta as pessoas, mas também serve como uma ferramenta fundamental para melhorar a acessibilidade, a segurança e a eficiência das cidades. Ela permite a comunicação rápida em situações de emergência, melhora a prestação de serviços públicos e promove a participação cidadã. Ao garantir o acesso universal à telefonia móvel, estamos contribuindo para a construção de comunidades mais conectadas, informadas e capazes de enfrentar os desafios urbanos de forma mais eficaz.
Indicador 1 - Acesso à telefonia móvel

Primavera

0

Valor

0

Meta

Total de acessos de telefonia móvel (linhas), dividido pelo total de habitantes, medido em 100 pessoas. Para este indicador é possível número maiores do que 100, o que indica que existem mais linhas ativas de telefonia móvel do que habitantes.

Fonte: Portal dados.gov.br; Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL)

No Data Found