Educação de Qualidade
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.
Metas
Indicadores
No Data Found
Vamos agora avaliar o desempenho do objetivo 4 da Agenda 2030 no município de Gurupá, comparando-o com os indicadores de sua região e do Estado do Pará. Esta análise é de suma importância para posicionar de forma precisa e específica o progresso do município em relação ao cumprimento do objetivo 4 – Educação de Qualidade da Agenda 2030, tanto em sua área geográfica mais ampla quanto em nível estadual.
Pará e regiões de integração
No Data Found
A transparência e o monitoramento contínuo são pilares importantes no caminho para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas. Portanto, a análise da situação e da trajetória das metas relacionadas à Educação de Qualidade é uma ferramenta valiosa para promover melhorias substanciais na área educacional, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida de todos os cidadãos envolvidos O objetivo 4 de Educação de Qualidade possui 7 meta(s) monitorada(s) atualmente na Plataforma ODS-PA. A seguir é apresentada a situação atual da meta acompanhada da trajetória ao longo do tempo dos indicadores para o município de Gurupá, sua Região de Integração e Estado do Pará.
6 Indicadores
No Data Found
Gurupá
Valor
Meta
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da primeira fase do Ensino Fundamental (anos inciais), em escolas da rede pública. Mensura o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação. Essas duas dimensões refletem problemas estruturais da educação básica brasileira, que precisam ser aprimoradas para a melhoria da qualidade educacional do país. A meta estipulada neste indicador, levou em consideração um patamar mínimo de qualidade educacional a ser alcançado por cada Unidade Federativa até o fim da agenda 2030.
Fonte: Ideb, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
No Data Found
Gurupá
Valor
Meta
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da segunda fase do Ensino Fundamental (anos finais), em escolas da rede pública. Mensura o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação. Essas duas dimensões refletem problemas estruturais da educação básica brasileira, que precisam ser aprimoradas para a melhoria da qualidade educacional do país. A meta estipulada neste indicador, levou em consideração um patamar mínimo de qualidade educacional a ser alcançado por cada Unidade Federativa até o fim da agenda 2030.
Fonte: Ideb, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
No Data Found
Gurupá
Valor
Meta
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Médio, em escolas da rede pública. Mensura o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação. Essas duas dimensões refletem problemas estruturais da educação básica brasileira, que precisam ser aprimoradas para a melhoria da qualidade educacional do país. A meta estipulada neste indicador, levou em consideração um patamar mínimo de qualidade educacional a ser alcançado por cada Unidade Federativa até o fim da agenda 2030.
Fonte: Ideb, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
No Data Found
Gurupá
Valor
Meta
Razão entre o número de alunos aprovados em anos do Ensino Fundamental I e o total de matriculados no mesmo nível de ensino. Foram considerados apenas os matriculados em escolas da rede pública, municipal, estadual ou federal. Quanto mais próximo de 100% for este indicador, menor é a retenção de alunos no nível de ensino considerado.
Fonte: Indicadores da Educação Básica, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
No Data Found
Gurupá
Valor
Meta
Razão entre o número de alunos aprovados em anos do Ensino Fundamental II e o total de matriculados no mesmo nível de ensino. Foram considerados apenas os matriculados em escolas da rede pública, municipal, estadual ou federal. Quanto mais próximo de 100% for este indicador, menor é a retenção de alunos no nível de ensino considerado.
Fonte: Indicadores da Educação Básica, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
No Data Found
Gurupá
Valor
Meta
Fonte: Indicadores da Educação Básica, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
No Data Found
1 indicador
No Data Found
Gurupá
Valor
Meta
Fonte: Indicadores da Educação Básica, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); Estimativas da População, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
No Data Found
2 Indicador
No Data Found
Gurupá
Valor
Meta
Fonte: Censo da Educação Superior, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); Estimativas da População, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
No Data Found