branco2.0

A iniciativa apresenta o “MONITOR ODS PARÁ 2015“.

Uma ferramenta inédita e atualizada que objetiva monitorar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos Estados, Municípios e Regiões da Amazônia, inicialmente no Estado do Pará, no sentido de localizar, georreferenciar e acompanhar o desenvolvimento da Agenda 2030 nas cidades amazônicas.

 DIEPSAC
DIEPSAC Diretoria de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas e Análise Conjuntural

Os ODS são um conjunto de 17 objetivos globais, lançados pela ONU em 2015 como parte da Agenda 2030 pelo Desenvolvimento Sustentável a nível mundial. Para verificar o resultado global dos ODS nos territórios paraenses, foi criado o Índice de Desenvolvimento Sustentável (IDS-PA) do Estado do Pará. Ele mede o resultado de todos os objetivos monitorados no MONITOR ODS PARÁ relativos à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Organização das nações unidas- ONU
Organização das nações unidas- ONU Objetivos

Sua escala é expressa de 0 e 100, com base nas informações mais recentes de cada indicador dispostas na plataforma, numa metodologia elaborada pela ONU e pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e metodologicamente adaptada para o bioma amazônico pelo cientista político Márcio Ponte e pelo economista Marcelo Santos, servidores da DIEPSAC\FAPESPA, que coordenaram a modelagem da pesquisa para o Estado do Pará.

ODS
ODS Metodologia

CONHEÇA O MONITOR ODS

O monitor ODS 2025  é uma iniciativa é resultado do Observatório ODS-FAPESPA, vinculado à Diretoria de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas e Análise Conjuntural (DIEPSAC), conforme instituído pela Portaria nº 020/2020 – GAB/FAPESPA. O objetivo do Monitor é consolidar relatórios e análises de dados que permitam compreender o desempenho local em relação aos 17 ODS, oferecendo uma base confiável para o planejamento estratégico e a formulação de políticas públicas mais eficazes.

Como funciona o Monitor ODS Pará 2025

OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Desempenho Estadual

Mostra a situação atual do Índice de Desenvolvimento Sustentável (IDS-PA) do Estado do Pará, de modo a identificar a atual conjuntura a nível estadual e as metas modeladas a serem alcançadas até 2030 no MONITOR ODS PARÁ.

Desempenho Municipal

Com o desempenho, se identifica em qual áreas requerem maior atenção da sociedade, das políticas públicas e de investimentos, bem como pontuar aquelas que mais se aproximam das metas estipuladas.

Desempenho por Objetivo

Entenda como os resultados pelos 17 objetivos monitorados na Plataforma ODS-PA, foram obtidos e como serviram de base para a criação de 96 indicadores disponíveis para o município. A partir desses resultados é possível compreender quais são os principais desafios para atingir as metas da Agenda 2030.

Resultados obtidos pelo Monitor ODS PARÁ 2025

DESEMPENHO EM RELAÇÃO AOS 17 ODS

Confira a situação atual do Índice de Desenvolvimento Sustentável (IDS-PA) do Estado do Pará, de modo a identificar a atual conjuntura a nível estadual e as metas modeladas a serem alcançadas até 2030 no MONITOR ODS PARÁ.

Para visualizar os resultados detalhados do Estado do Pará e seus municípios, acompanhe abaixo e  escolha o local a ser consultado: 

Observação: O Dashboard abaixo, é melhor visualizado no computador.
Desempenho Municipal, por Região de Integração, obtidos pelo Monitor ODS PARÁ 2025

RESULTADOS POR MUNICÍPIO

Relatório ODS Municipal, capaz de ser replicado para cada um dos 144 municípios que compõem o estado do Pará, tendo por finalidade apontar o estágio de cada município no que diz respeito às temáticas relacionadas a saúde, educação, trabalho, pobreza, alimentação, desigualdades sociais, clima, produção e consumo, cidades, promoção da paz, dentre outras, consideradas prioridades globais para o desenvolvimento sustentável.

Para visualizar os relatórios detalhados dos municípios, e a discussão a cerca de cada índice obtido em cada um dos 17 ODS, confira o link abaixo e escolha o município a ser consultado: