A iniciativa apresenta o “MONITOR ODS PARÁ 2015“.
Uma ferramenta inédita e atualizada que objetiva monitorar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos Estados, Municípios e Regiões da Amazônia, inicialmente no Estado do Pará, no sentido de localizar, georreferenciar e acompanhar o desenvolvimento da Agenda 2030 nas cidades amazônicas.

Os ODS são um conjunto de 17 objetivos globais, lançados pela ONU em 2015 como parte da Agenda 2030 pelo Desenvolvimento Sustentável a nível mundial. Para verificar o resultado global dos ODS nos territórios paraenses, foi criado o Índice de Desenvolvimento Sustentável (IDS-PA) do Estado do Pará. Ele mede o resultado de todos os objetivos monitorados no MONITOR ODS PARÁ relativos à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Sua escala é expressa de 0 e 100, com base nas informações mais recentes de cada indicador dispostas na plataforma, numa metodologia elaborada pela ONU e pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e metodologicamente adaptada para o bioma amazônico pelo cientista político Márcio Ponte e pelo economista Marcelo Santos, servidores da DIEPSAC\FAPESPA, que coordenaram a modelagem da pesquisa para o Estado do Pará.

O monitor ODS 2025 é uma iniciativa é resultado do Observatório ODS-FAPESPA, vinculado à Diretoria de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas e Análise Conjuntural (DIEPSAC), conforme instituído pela Portaria nº 020/2020 – GAB/FAPESPA. O objetivo do Monitor é consolidar relatórios e análises de dados que permitam compreender o desempenho local em relação aos 17 ODS, oferecendo uma base confiável para o planejamento estratégico e a formulação de políticas públicas mais eficazes.
Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.
Mostra a situação atual do Índice de Desenvolvimento Sustentável (IDS-PA) do Estado do Pará, de modo a identificar a atual conjuntura a nível estadual e as metas modeladas a serem alcançadas até 2030 no MONITOR ODS PARÁ.
Com o desempenho, se identifica em qual áreas requerem maior atenção da sociedade, das políticas públicas e de investimentos, bem como pontuar aquelas que mais se aproximam das metas estipuladas.
Entenda como os resultados pelos 17 objetivos monitorados na Plataforma ODS-PA, foram obtidos e como serviram de base para a criação de 96 indicadores disponíveis para o município. A partir desses resultados é possível compreender quais são os principais desafios para atingir as metas da Agenda 2030.
Confira a situação atual do Índice de Desenvolvimento Sustentável (IDS-PA) do Estado do Pará, de modo a identificar a atual conjuntura a nível estadual e as metas modeladas a serem alcançadas até 2030 no MONITOR ODS PARÁ.
Para visualizar os resultados detalhados do Estado do Pará e seus municípios, acompanhe abaixo e escolha o local a ser consultado:
Relatório ODS Municipal, capaz de ser replicado para cada um dos 144 municípios que compõem o estado do Pará, tendo por finalidade apontar o estágio de cada município no que diz respeito às temáticas relacionadas a saúde, educação, trabalho, pobreza, alimentação, desigualdades sociais, clima, produção e consumo, cidades, promoção da paz, dentre outras, consideradas prioridades globais para o desenvolvimento sustentável.
Para visualizar os relatórios detalhados dos municípios, e a discussão a cerca de cada índice obtido em cada um dos 17 ODS, confira o link abaixo e escolha o município a ser consultado:
©2025 Direitos autorais da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Onça Informática.