Monitor ODS PARÁ 2023

objetivo

ODS 8 - Emprego Decente e Crescimento Econômico

Resultado do município de Curralinho

Objetivo

Emprego Decente e Crescimento Econômico

Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos

0

Metas

0

Indicadores

No Data Found

Comparativo

Vamos agora avaliar o desempenho do objetivo 8 da Agenda 2030 no município de Curralinho, comparando-o com os indicadores de sua região e do Estado do Pará. Esta análise é de suma importância para posicionar de forma precisa e específica o progresso do município em relação ao cumprimento do objetivo 8 – Emprego Decente e Crescimento Econômico da Agenda 2030, tanto em sua área geográfica mais ampla quanto em nível estadual.

Posição de Curralinho

Pará e regiões de integração

No Data Found

Metas

O Objetivo 8 de Emprego Decente e Crescimento Econômico é fundamental para promover o desenvolvimento sustentável, a criação de oportunidades de emprego e o crescimento econômico equitativo. Este objetivo visa garantir que a prosperidade econômica seja compartilhada por todos e que o trabalho seja digno e justo.

Meta 1 - Crescimento econômico

1 Indicador

No Data Found

Até 2030, aumentar substancialmente o PIB per capita é um dos objetivos-chave para promover o desenvolvimento econômico sustentável e melhorar a qualidade de vida das pessoas. O PIB per capita é uma medida que avalia a renda média por habitante em um determinado país ou região, e seu aumento representa um indicador do crescimento econômico.

Indicador 1 - PIB per capita

Curralinho

0

%

Valor

0

%

Meta

O indicador é uma medida sintética da evolução da economia ao longo do tempo. O valor do PIB em uma localidade é dividido pela população da mesma localidade para se chegar ao PIB per capita. Os valores dos PIBs municipais foram obtidos da PIB Munic, enquanto a população, em habitantes, foi obtida das projeções de população, ambas do IBGE.

Fonte: Produto Interno Bruto dos Municípios (PIB Munic) e Estimativas da População, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

No Data Found

Meta 2 - Emprego decente

2 indicador

No Data Found

O emprego decente fortalece a coesão social e a estabilidade, criando sociedades mais resilientes e equitativas. Ele também é um catalisador para a inovação e o desenvolvimento sustentável, impulsionando a produtividade e a criatividade nos locais de trabalho.

Indicador 1 - Salário médio por hora de empregados

Curralinho

0

Valor

0

Meta

Média dos salários pagos por vínculos formais ativos. Foram consideradas apenas vínculos ativos em 31/12 de cada ano e com salário médio no ano maior do que zero. Foi considerado o INPC como indexador de correção monetária da série de salários.

Fonte: Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), Ministério do Trabalho (MT); Índices e Preços, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

No Data Found

Indicador 2 - Criação de vínculos formais

Curralinho

0

Valor

0

Meta

Taxa de variação anual do número total de vínculos formais ativos. Este indicador informa sobre o crescimento (recrudescimento) do mercado de trabalho ao longo do tempo, para cada localidade. Foram consideradas apenas vínculos ativos em 31/12 de cada ano e com salário médio no ano maior do que zero.

Fonte: Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), Ministério do Trabalho (MT)

No Data Found

Obs. : Números negativos não serão exibidos no gráfico

Meta 3 - Emprego seguro

1 Indicador

No Data Found

Proteger os direitos trabalhistas e promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores é uma missão essencial para a construção de uma sociedade justa e equitativa. Este objetivo visa garantir que os direitos e a dignidade de todos os trabalhadores sejam respeitados, independentemente de sua origem, gênero ou condição de emprego.
Indicador 1 - Taxas de frequência de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho

Curralinho

0

Valor

0

Meta

Proporção de ocorrências de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho em relação ao total de vínculos formais ativos. Foram consideradas apenas vínculos ativos em 31/12 de cada ano e com salário médio no ano maior do que zero. Os indicadores de acidentes e doenças foram: Acidentes de trabalho; Acidente de trabalho com exposição a material biológico; LER/DORT; Transtornos mentais relacionados ao trabalho. Um valor maior desta taxa significa que trabalhadores estão mais sujeitos a situações perigosas em seus vínculos ocupacionais, o que pode indicar a necessidade de maior fiscalização das condições de trabalho.

Fonte: Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), Ministério do Trabalho (MT); Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) – DATASUS, Ministério da Saúde (MS)

No Data Found