Monitor ODS PARÁ

ODS 5 - Igualdade de Gênero

Resultado do município de Itaituba

Objetivo

Igualdade de Gênero

Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

0

Metas

0

Indicadores

No Data Found

Comparativo

Vamos agora avaliar o desempenho do objetivo 5 da Agenda 2030 no município de Itaituba, comparando-o com os indicadores de sua região e do Estado do Pará. Esta análise é de suma importância para posicionar de forma precisa e específica o progresso do município em relação ao cumprimento do objetivo 5 – Igualdade de Gênero da Agenda 2030, tanto em sua área geográfica mais ampla quanto em nível estadual.

Posição de Itaituba

Pará e regiões de integração

No Data Found

Metas

O objetivo 5 de Igualdade de Gênero é uma parte fundamental da agenda de desenvolvimento sustentável e busca promover a igualdade entre os gêneros e empoderar todas as mulheres e meninas. Nesse contexto, atualmente, estão sendo monitoradas duas metas relacionadas a este objetivo na Plataforma ODS-PA.

Meta 1 - Combate à violência contra mulher

2 Indicador

No Data Found

O combate à violência contra a mulher não é apenas uma questão de justiça social, mas também um catalisador para alcançar todos os outros ODS, pois o empoderamento das mulheres está diretamente ligado a uma sociedade mais justa, pacífica e próspera.
Indicador 1 - Casos de violência contra mulher, perpetrados por parceiros, por 100 mil habitantes

Itaituba

0

%

Valor

0

%

Meta

Total de ocorrências de violência física sexual ou psicológica contra mulheres de 15 anos, ou mais por parte de parceiro íntimo atual, ou anterior (conjugue, ex-conjugue, namorado e ex-namorado) dividido pelo total de habitantes medido em 100 mil. Total de ocorrências de violência física, sexual ou psicológica, contra mulheres de 15 anos ou mais, por parte de parceiro íntimo atual ou anterior, dividido pelo total de habitantes, medido em 100.000 pessoas. Para a distribuição das ocorrências entre municípios e anos foram considerados o município e o ano da ocorrência, a despeito do município e ano de relato e residência. A população, em habitantes, foi obtida das projeções de população do IBGE e transformada em 100 mil habitantes.

Fonte: Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) – DATASUS, Ministério da Saúde (MS); Estimativas da População, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

No Data Found

Indicador 2 - Casos de violência contra mulher, perpetrados por não parceiros, por 100 mil habitantes

Itaituba

0

%

Valor

0

%

Meta

Total de ocorrências de violência física, sexual ou psicológica, contra mulheres de 15 anos ou mais, por parte de qualquer pessoa, exceto parceiro íntimo atual ou anterior (conjugue, ex-conjugue, namorado e ex-namorado), dividido pelo total de habitantes, medido em 100 mil pessoas. Para a distribuição das ocorrências entre municípios e anos foram considerados o município e o ano da ocorrência, a despeito do município e ano de relato e residência. A população, em habitantes, foi obtida das projeções de população do IBGE e transformada em 100 mil habitantes.

Fonte: Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) – DATASUS, Ministério da Saúde (MS); Estimativas da População, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

No Data Found

Meta 2 - Igualdade de gênero

1 indicador

No Data Found

Ao promover a igualdade de oportunidades para a liderança feminina, estamos reconhecendo o potencial e o talento das mulheres em contribuir para o desenvolvimento de suas comunidades e países. A diversidade de perspectivas e experiências enriquece o processo de tomada de decisão e leva a soluções mais abrangentes e eficazes para os desafios enfrentados pela sociedade.
Indicador 1 - Percentual de cargos gerenciais ocupados por mulheres

Itaituba

0

Valor

0

Meta

Percentual de vínculos de trabalho formal de cargos de direção ocupados por mulheres, em relação ao total de vínculos – homens e mulheres – de cargos de direção. Para este indicador, foram consideradas apenas vínculos ativos em 31/12 de cada ano e com salário médio no ano maior do que zero. Foram considerados vínculos de cargo de direção aqueles com subgrupo da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) entre 100 e 140.

Fonte: Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), Ministério do Trabalho (MT)

No Data Found