Educação de Qualidade
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.
Vamos agora avaliar o desempenho do objetivo 4 da Agenda 2030 no município de Soure, comparando-o com os indicadores de sua região e do Estado do Pará. Esta análise é de suma importância para posicionar de forma precisa e específica o progresso do município em relação ao cumprimento do objetivo 4 – Educação de Qualidade da Agenda 2030, tanto em sua área geográfica mais ampla quanto em nível estadual.
Pará e regiões de integração
No Data Found
A transparência e o monitoramento contínuo são pilares importantes no caminho para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas. Portanto, a análise da situação e da trajetória das metas relacionadas à Educação de Qualidade é uma ferramenta valiosa para promover melhorias substanciais na área educacional, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida de todos os cidadãos envolvidos O objetivo 4 de Educação de Qualidade possui 7 meta(s) monitorada(s) atualmente na Plataforma ODS-PA. A seguir é apresentada a situação atual da meta acompanhada da trajetória ao longo do tempo dos indicadores para o município de Soure, sua Região de Integração e Estado do Pará.
6 Indicadores
Essa meta é um pilar fundamental dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas e reflete nosso compromisso global com a educação inclusiva e de qualidade para todos. Garantir que todas as crianças e adolescentes tenham acesso a uma educação completa e eficaz é essencial para promover a igualdade, erradicar a pobreza e construir um futuro sustentável.
Soure
Valor
Meta
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da primeira fase do Ensino Fundamental (anos inciais), em escolas da rede pública. Mensura o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação. Essas duas dimensões refletem problemas estruturais da educação básica brasileira, que precisam ser aprimoradas para a melhoria da qualidade educacional do país. A meta estipulada neste indicador, levou em consideração um patamar mínimo de qualidade educacional a ser alcançado por cada Unidade Federativa até o fim da agenda 2030.
Fonte: Ideb, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
No Data Found
Soure
Valor
Meta
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da segunda fase do Ensino Fundamental (anos finais), em escolas da rede pública. Mensura o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação. Essas duas dimensões refletem problemas estruturais da educação básica brasileira, que precisam ser aprimoradas para a melhoria da qualidade educacional do país. A meta estipulada neste indicador, levou em consideração um patamar mínimo de qualidade educacional a ser alcançado por cada Unidade Federativa até o fim da agenda 2030.
Fonte: Ideb, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
No Data Found
Soure
Valor
Meta
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Médio, em escolas da rede pública. Mensura o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação. Essas duas dimensões refletem problemas estruturais da educação básica brasileira, que precisam ser aprimoradas para a melhoria da qualidade educacional do país. A meta estipulada neste indicador, levou em consideração um patamar mínimo de qualidade educacional a ser alcançado por cada Unidade Federativa até o fim da agenda 2030.
Fonte: Ideb, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
No Data Found
Soure
Valor
Meta
Razão entre o número de alunos aprovados em anos do Ensino Fundamental I e o total de matriculados no mesmo nível de ensino. Foram considerados apenas os matriculados em escolas da rede pública, municipal, estadual ou federal. Quanto mais próximo de 100% for este indicador, menor é a retenção de alunos no nível de ensino considerado.
Fonte: Indicadores da Educação Básica, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
No Data Found
Soure
Valor
Meta
Razão entre o número de alunos aprovados em anos do Ensino Fundamental II e o total de matriculados no mesmo nível de ensino. Foram considerados apenas os matriculados em escolas da rede pública, municipal, estadual ou federal. Quanto mais próximo de 100% for este indicador, menor é a retenção de alunos no nível de ensino considerado.
Fonte: Indicadores da Educação Básica, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
No Data Found
Soure
Valor
Meta
Fonte: Indicadores da Educação Básica, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
No Data Found
1 indicador
Alcançar essa meta até 2030 requer um compromisso coletivo de governos, comunidades, famílias e organizações da sociedade civil. É necessário investir em infraestrutura educacional, capacitação de professores e sensibilização sobre a importância da primeira infância e da educação pré-escolar. Garantir que todas as crianças tenham igualdade de acesso a essas oportunidades é um passo crucial em direção a um futuro mais inclusivo e sustentável.
Soure
Valor
Meta
Fonte: Indicadores da Educação Básica, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); Estimativas da População, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
No Data Found
2 Indicador
Em resumo, a meta de assegurar a igualdade de acesso à educação técnica, profissional e superior de qualidade, incluindo universidades públicas, a preços acessíveis, até 2030, é um passo importante em direção a uma sociedade mais justa, igualitária e próspera. Ela enfatiza a importância de investir na educação como um meio de empoderar pessoas e promover o desenvolvimento sustentável.
Soure
Valor
Meta
Fonte: Censo da Educação Superior, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); Estimativas da População, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
No Data Found
Soure
Valor
Meta
Percentual do número de matrículas no ensino superior da rede pública, independentemente da modalidade (Presencial, A Distância) e grau acadêmico (Bacharelado, Licenciatura e Tecnológico) em relação ao total de matrículas no ensino superior (rede pública e privada).
Fonte: Censo da Educação Superior, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
No Data Found
1 Indicador
Em resumo, a meta de aumentar substancialmente o número de jovens e adultos com habilidades relevantes até 2030 é um passo crucial em direção a uma sociedade mais inclusiva, produtiva e orientada para o futuro. Isso não apenas beneficia indivíduos, mas também contribui para o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável de comunidades e nações como um todo.
Soure
Valor
Meta
Total de estudantes com 15 anos ou mais que estudam em escolas públicas com laboratório de informática, dividido pelo total de estudantes de escolas públicas nesta faixa etária, independentemente da presença de laboratório. Quanto maior o valor deste indicador, melhor o acesso de jovens e adultos a obtenção de habilidades em tecnologias de informação e comunicação (TIC).
Fonte: Censo da Educação Básica, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
No Data Found
6 Indicador
A meta estabelecida para 2030 é de extrema importância, pois busca assegurar que todos os estudantes, desde o Ensino Fundamental até o Médio, alcancem níveis adequados de proficiência em Português e Matemática de acordo com a etapa de ensino em que se encontram. Isso representa um compromisso inestimável com a qualidade da educação e o desenvolvimento dos jovens em nosso país.
Soure
Valor
Meta
Razão entre o número de estudantes do quinto ano da rede pública que alcançaram pelo menos 200 pontos (somatório do Nível 4 ao Nível 9) na prova de português do SAEB e o total de alunos que realizaram a prova. O SAEB é feito por amostragem, de modo que mesmo que todos os estudantes de uma escola, matriculados em uma determinada série, não realizem a prova, a Percentual de estudantes proficiente é estatisticamente representativa.
Fonte: Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
No Data Found
Soure
Valor
Meta
Fonte: Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
No Data Found
Soure
Valor
Meta
Razão entre o número de estudantes do quinto ano da rede pública que alcançaram pelo menos 225 pontos (somatório do Nível 5 ao Nível 10) na prova de matemática do SAEB e o total de alunos que realizaram a prova. O SAEB é feito por amostragem, de modo que mesmo que todos os estudantes de uma escola, matriculados em uma determinada série, não realizem a prova, a Percentual de estudantes proficiente é estatisticamente representativa.
Fonte: Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
No Data Found
Soure
Valor
Meta
Razão entre o número de estudantes do nono ano da rede pública que alcançaram pelo menos 300 pontos (somatório do Nível 5 ao Nível 9) na prova de matemática do SAEB e o total de alunos que realizaram a prova. O SAEB é feito por amostragem, de modo que mesmo que todos os estudantes de uma escola, matriculados em uma determinada série, não realizem a prova, a Percentual de estudantes proficiente é estatisticamente representativa.
Fonte: Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
No Data Found
Soure
Valor
Meta
Razão entre o número de estudantes do terceiro ano do ensino médio tradicional da rede pública que alcançaram pelo menos 300 pontos (somatório do Nível 4 ao Nível 8) na prova de português do SAEB e o total de alunos que realizaram a prova. O SAEB é feito por amostragem, de modo que mesmo que todos os estudantes de uma escola, matriculados em uma determinada série, não realizem a prova, a Percentual de estudantes proficiente é estatisticamente representativa.
Fonte: Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
No Data Found
Soure
Valor
Meta
Razão entre o número de estudantes do terceiro ano da rede pública que alcançaram pelo menos 350 pontos (somatório do Nível 4 ao Nível 10) na prova de matemática do SAEB e o total de alunos que realizaram a prova. O SAEB é feito por amostragem, de modo que mesmo que todos os estudantes de uma escola, matriculados em uma determinada série, não realizem a prova, a Percentual de estudantes proficiente é estatisticamente representativa.
Fonte: Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
No Data Found
6 Indicador
O primeiro passo para alcançar essa meta é a construção de instalações físicas adequadas para a educação, que incluem escolas e espaços de aprendizado apropriados para crianças e adaptados para atender às necessidades de estudantes com deficiências. Isso implica na criação de ambientes que sejam acessíveis, seguros e que atendam às diretrizes de acessibilidade universal, garantindo que todos tenham a oportunidade de aprender.
Soure
Valor
Meta
Fonte: Censo da Educação Básica, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
No Data Found
Soure
Valor
Meta
Refere-se ao percentual de escolas públicas de educação básica, em atividade, que sinalizam a disponibilidade de internet, em relação ao total de escolas públicas em atividade na localidade. Caso o indicador seja igual a 100%, então todas as escolas dispõem do recurso em análise. Caso o indicador seja igual a 0%, então todas as escolas não possuem o recurso considerado.
Fonte: Censo da Educação Básica, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
No Data Found
Soure
Valor
Meta
Refere-se ao percentual de escolas públicas de educação básica, em atividade, que sinalizam a disponibilidade de laboratório de informática, em relação ao total de escolas públicas em atividade na localidade. Caso o indicador seja igual a 100%, então todas as escolas dispõem do recurso em análise. Caso o indicador seja igual a 0%, então todas as escolas não possuem o recurso considerado.
Fonte: Censo da Educação Básica, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
No Data Found
Soure
Valor
Meta
Fonte: Censo da Educação Básica, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
No Data Found
Soure
Valor
Meta
Refere-se ao percentual de escolas públicas de educação básica, em atividade, que sinalizam a disponibilidade de água pela rede pública de abastecimento, em relação ao total de escolas públicas em atividade na localidade. Caso o indicador seja igual a 100%, então todas as escolas dispõem do recurso em análise. Caso o indicador seja igual a 0%, então todas as escolas não possuem o recurso considerado.
Fonte: Censo da Educação Básica, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
No Data Found
Soure
Valor
Meta
Fonte: Censo da Educação Básica, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
No Data Found
4 Indicador
A formação adequada dos professores é um dos pilares fundamentais para a eficácia do sistema educacional. Professores bem preparados e com conhecimento sólido em suas respectivas áreas de atuação desempenham um papel crítico no sucesso dos estudantes. Eles não apenas transmitem informações, mas também inspiram e orientam os alunos em sua jornada de aprendizado.
Soure
Valor
Meta
Percentual de docentes dos anos iniciais do Ensino Infantil da rede pública, cuja formação superior está adequada à área de conhecimento que lecionam. Para cômputo desse indicador, conforme notas técnicas do Inep, em razão de sua natureza multidisciplinar, foram consideradas como adequadas as formações docentes de licenciatura ou bacharelado com complementação pedagógica em Pedagogia, com exceção das disciplinas de Língua Estrangeira em que se considerou como adequada a formação docente de licenciatura específica para a área da disciplina ou bacharelado com complementação pedagógica na mesma área.
Fonte: Dados Abertos – Indicadores da Educação Básica, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
No Data Found
Soure
Valor
Meta
Fonte: Dados Abertos – Indicadores da Educação Básica, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
No Data Found
Soure
Valor
Meta
Fonte: Dados Abertos – Indicadores da Educação Básica, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
No Data Found
Soure
Valor
Meta
Fonte: Dados Abertos – Indicadores da Educação Básica, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
No Data Found